LEGISLATIVO MUNICIPAL APRESENTA DEMANDAS DA COMUNIDADE PARA A BRIGADA MILITAR

por Ana Claudia Pelisson publicado 29/01/2021 09h39, última modificação 29/01/2021 09h39
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto, Omar Angelo Santi, convidou o Tenente Marcos Luís Dias, Comandante do Pelotão da Brigada Militar em Santo Augusto, para obter informações sobre demandas da comunidade.
A Brigada Militar é um órgão atuante em nossa comunidade e mesmo com pouco efetivo faz o seu melhor para garantir a segurança de nossos munícipes, bem como o trabalho de fiscalização de trânsito, orientação e conscientização.
Mesmo com este esforço por parte da Brigada, a comunidade cobra mais ação em determinadas situações e o Poder Legislativo foi procurado para que buscasse alguns esclarecimentos. Por este motivo, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto, Omar Angelo Santi, convidou o Tenente Marcos Luís Dias, Comandante do Pelotão da Brigada Militar em Santo Augusto, para obter estas informações.
Entre as demandas apresentadas pelo presidente Omar, destacam-se:
- Perturbação do sossego público através de som alto e motos com escapamento adulterado;
- Aglomerações em tempos de pandemia e a sujeira deixada por estas pessoas em vários locais da cidade;
- Falta de atendimento pelo telefone 190;
- Efetividade das câmeras de videomonitoramento.
• Em relação à perturbação, o Tenente relatou que esta prática tem aumentado muito, mas ao mesmo tempo também estão executando muitas ações e apreensões de sons automotivos que geram transtornos e de motos irregulares, inclusive com o auxílio de equipes de reforços, como brigadianos de moto que tornam as perseguições mais efetivas no caso de fugas de barreiras.
• Quando o assunto é aglomeração, o Tenente destacou o bom serviço realizado pela ex-secretária de saúde, Andiara Martins, juntamente com sua equipe, que atuaram incansavelmente com a Brigada Militar na orientação e dispersão das pessoas que estavam descumprindo as medidas preventivas à Covid-19, inclusive abaixo de muitos insultos vindos por parte da população. Sobre os agravantes que têm sido registrados nos últimos dias, como o lixo que estas pessoas estão deixando jogado em vias públicas e empresas, o Tenente acrescentou que o ideal seria a contribuição da população no respeito ao distanciamento social, mas que no descumprimento desta medida, ao menos não gerassem mais transtornos para a comunidade. Ainda assim, o Tenente se comprometeu a intensificar as ações, principalmente nos locais de maior ocorrência destas práticas.
• Já sobre a reclamação da população sobre o número 190, Dias explicou que quando não ocorre o atendimento é porque a patrulha já está averiguando uma ocorrência anterior. Neste caso, as pessoas deverão ligar para o telefone funcional da Brigada Militar que estará junto os brigadianos da patrulha que é o (55) 9 9933-0725.
• Finalizando, sobre as câmeras de videomonitoramento, o Tenente Dias reforçou que é uma tecnologia excepcional, uma parceria entre o Poder Executivo, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Brigada Militar que beneficia muito o trabalho, tanto na manutenção da ordem pública, como no atendimento de ocorrências. Destacou que o trabalho não é divulgado estratégicamente para manter o sigilo da forma que atuam contra a criminalidade.
O presidente Omar agradece a disponibilidade do Tenente Dias, pois foi um momento importante de esclarecimentos, de troca de ideias e levantamento de algumas sugestões de como o Poder Legislativo poderá auxiliar em benefício deste serviço tão importante para a nossa segurança pública.
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.